Para receber a certificação do Google você, aluno, deverá se inscrever no programa e receber o email de confirmação de sua participação, uma vez inscrito, executar as seguintes tarefas abaixo:

DICA: Imprima essa página e leve para o professor, isso irá ajuda-lo a explicar ao professor todas as tarefas que serão executadas.

Tarefa 1: Adote 3 professores 

Converse com 3 professores da sua escola e explique que você está participando da certificação Google. Explique para eles que você só receberá a certificação se você e os professores forem capazes de usar as tecnologias Google, definidas abaixo, na sala de aula. 

Tempo estimado para executar essa tarefa: 1 semana

Tarefa 2: Use o Gmail através da conta Institucional Google

Discuta com o professor os casos exemplificados nessa página. Veja o que faz sentido ou não para a sua escola. Em seguida, pratique com o professor. Solicite que ele envie um email para você usando a conta institucional e faça o mesmo, envie um email para o professor usando a sua conta.

Lembre-se, todos os 3 professores deverão participar dessa tarefa.

Tempo estimado para executar essa tarefa: 1 semana


Tarefa 3: Ensine o professor a usar o Formulário do Google

Passar lição de casa para os alunos através do Formulário do Google é uma forma de mante-lo mais interessados no conteúdo da sala. Discuta com o professor os casos definidos nessa página. Ajude-o a criar uma lição de casa para as próximas aulas com o Formulário Google. Discuta com o professor como usar o Formulário Google com alunos que não tem acesso a Internet. DICA: O professor pode imprimir o formulário e entrevar a versão impressa para esses alunos.

Tempo estimado para executar essa tarefa: 1 semana

Tarefa 4: Prepare uma sala de aula para usar o Google

Para que o seu professor utilize as ferramentas Google na sala de aula,  você primeiramente deverá ajudar o professor a criar as contas dos alunos. Para isso, imprima esse documento e coloque na sala de aula. Ele irá explicar aos alunos como criar suas contas institucionais Google. Solicite 5 minutos da aula do professor para explicar o que está acontecendo para os aluno. Segue uma dica do que pode ser falado, mas converse com o seu professor para definir o que vai ser falado.
  • Explique sobre a parceria Google e FIESC.
  • Explique sobre as contas institucionais para alunos e professores.
  • Explique sobre a ideia dos Formulários do Google para fazer lição de casa
Após 1 semana, volte para a sala de aula e reforce a mensagem de que é importante criar as contas dos alunos, se necessário imprima novamente esse documento e anexe na sala de aula.

Lembre-se, todos os 3 professores deverão participar dessa tarefa.

Tempo estimado para executar essa tarefa: 2 semanas

Tarefa 5: Ajude o professor a aplicar uma lição de casa com o Formulário Google

Ajude o professor a aplicar a lição de casa na sala de aula seguindo os seguintes passos:
  1. revise com o professor como a lição de casa criada na Tarefa 3 será passada para os alunos. 
  2. ajude o professor a localizar o link de compartilhamento do Formulário (veja o item Envie o formulário aos alunos no link da Tarefa 3). 
  3. ajude o professor a criar um link curto através da ferramenta de encurtar URLs do Google (https://goo.gl/) e a divulgar esse link aos alunos
  4. ajude o professor a ver as respostas e estatísticas dos alunos (items Visualizar estatísticas das respostas e Visualizar as respostas de formulários definido no link da Tarefa 3)
Lembre-se, todos os 3 professores deverão participar dessa tarefa.

Tempo estimado para executar essa tarefa: 1 semana

Tarefa 6: Ensine o Professor a usar o Google Drive

Junto com o professor, acesse essa página e discuta como usar o Google Drive para compartilhar os seus arquivos com os alunos.

Lembre-se, todos os 3 professores deverão participar dessa tarefa.